O que é Gamificação: Saiba tudo sobre esse assunto

Com o avanço das tecnologias digitais, os jogos passaram a ter presença garantida na vida de cada ser humano. Com essa influência, termos como “games” e “gamificação”, se tornaram conhecidos por muitos, porém, saber seus verdadeiros significados ainda gera dúvidas para muitas pessoas.

Se você é uma pessoa que já ouviu falar sobre Gamificação, mas nunca compreendeu o que isso quer dizer de fato, você está no lugar certo!

O que é Gamificação?

Gamificação é o termo utilizado para denominar a aplicação de mecânicas comuns em jogos (games) em diversas áreas, com o objetivo de resolver problemas e melhorar o aprendizado, incentivando comportamentos e ações em ambientes fora dos jogos. Mas o que isso significa? 

Significa que podemos utilizar alguns dos elementos dos jogos para criar uma experiência e gerar a sensação do jogo em situações cotidianas, ou seja, é uma forma de usar mecânicas de jogos para deixar conteúdos complexos mais simples, facilitar processos de trabalho ou incentivar as pessoas a cumprirem metas e alcançar objetivos.

Entenda a diferença entre Game e Gamificação

A gamificação pode acontecer dentro da vida real em qualquer lugar. O elemento do faz-de-conta não anula a atividade da vida comum. 

É importante entender que “Games” e “Gamificação” não são a mesma coisa. Enquanto a Gamificação como já vimos, é o uso de mecânicas e características de games para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais, o Game é um elemento estrategicamente preparado com início e fim em si mesmo. Ele é construído a partir de regras, competição, pontuação, ranking, entre outros recursos que levam a resultados quantificáveis.

Já os Games vão exigir do jogador o cumprimento de objetivos num mundo virtual (sem motivação direta no mundo real), a Gamificação é criada para aumentar o engajamento de funcionários, clientes e estudantes em tarefas reais como bater metas, consumir um produto, estudar, entre outros.

Gamificação na educação

No ambiente educacional, por exemplo, a atividade de estudar faz parte da sua vida cotidiana, logo, o uso da gamificação na educação oferece muitas vantagens no processo de ensino. Ela pode ser recompensada por mecanismos de gamificação, motivando o estudante a praticar ainda mais essa atividade. Como essa atividade não se encontra isolada da sua vida comum, deixa de ser jogo.

Mesmo sendo utilizados muitas vezes como passatempo, os jogos na educação são uma excelente estratégia para apresentar a matéria de forma mais atrativa e trabalhar diferentes habilidades e competências dos alunos.

Propor dinâmicas como missões, desafios e recompensa para os estudantes é uma forma de despertar interesse e incentivá-los, além de desenvolver a criatividade, autonomia e colaboração.

Gamificação nas empresas

As empresas têm se atentado cada vez mais ao uso da gamificação para treinamentos, pois ter colaboradores bem treinados gera uma grande vantagem competitiva, maior produtividade e qualidade no trabalho.

A gamificação contribui de maneira positiva em treinamentos corporativos, fazendo com que os colaboradores se envolvam melhor nos projetos, absorvendo o conteúdo com mais eficiência e melhorando os resultados.

É muito importante investir em ações de treinamento corporativo para atualizar os conhecimentos dos funcionários, ajudar no seu desenvolvimento e formação e prepará-los para as novidades no setor.

Nós da Mito Games acreditamos no poder da Gamificação e em todos os seus benefícios.
Sabemos que sua aplicação gera o desenvolvimento pessoal, o alcance de metas e resultados positivos em diversas organizações.

Desenvolvemos diversos projetos de gamificação personalizados para o seu negócio.
Conheça os nossos projetos e entre em contato conosco:

Leia também:

Jogo 4 The Elements

Jogo 4 The Elements

Nós da Mito Games, uma empresa desenvolvedora independente, acabamos de lançar o nosso mais novo jogo de...